Gamers que estão nos acessando no mundo!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Quem está realmente por trás da Fantasia?


Vocês todos jamais vão se esquecer do terrível e mais famoso vilão de todos os tempos do mundo dos Games não é? Não, eu não estou falando do Koopa e muito menos do Wario e nem do Dr. Robotnik (Mr. Eggman na versão estuprada e prostituída americana de Sonic.), não, eles não são nada comparado ao verdadeiro vilão, ao mais poderoso de todos, ao único que conseguiu a simpatia de todos os gamers do mundo, que provocou mais arrepios na hora em que apareceu em filme do que o próprio personagem principal. Isso mesmo, estou falando de Sephiroth. Já não bastasse o grande sucesso com Final Fantasy VI com a personagem TERRA que foi motivo de amor e paixão de muitos gamers e sem contar que foi o primeiro a ter uma história com enredo e romance profundo, a Square em 1997 colocou para o mundo que mais uma vez o romance pode ser lido não somente em livros ou visto em filmes, mas pode ser jogado. Todo mundo amou Final Fantasy VII como sendo por varios e vários anos, e claro depois de uma década de seu lançamento ainda é considerado o melhor jogo de RPG do mundo segundo pelo seu sucessor Final Fantasy VIII (conhecido por muitos como A Obra de Arte.) Foi aí que o mundo ouviu e comentou muito sobre Nobuo Uematsu, o gênio da trilha sonora. Mas não foi mesmo em Final Fantasy VII que ele se consagrou, ou em nem um outro anterior.
Nobuo Uematsu está desde o primeiro game da Square-Enix (quando ainda se chamava SquareSoft), fez muitos temas que ficarão para sempre marcados na memória de todos os seres humanos do mundo dos games. Mas antes não tínhamos uma visão dos jogos como temos hoje em dia, não é só apertar botões e ganhar. Agora reparamos em cada detalhe, e com isso ele ganhou, ganhou com Final Fantasy VIII, foi com essa trilha sonora que todos nós nos apaixonamos pelas músicas desse maravilhoso compositor. Ele já havia despertado interesse de todos nós com One Winged Angel (Tema de Sephiroth). E quem conhece Final Fantasy agora, invariavelmente, conhece Nobuo Uematsu. Aliás, não foi só ele que se benificiou com FF8, não senhoras e senhores, outro monstro das artes teve seu nome no pedestal mundial. Pois assim como a música dando característica para personagens, havia outro fator que era importantíssimo para que tudo ficasse embrenhado em nossas mentes, e esses eram os desenhos, a arte em geral. E o dono desse poder para complementar a magia dessa fantasia toda é Tetsuya Nomura.
Este rapazinho que vocês estão vendo aqui do lado é responsável pelos cabelos pontudos de Cloud, os peitões sensacionais de Tifa, e as trancinhas de Aeris. Muitos acham que era um artista diferente que fez Final Fantasy VII pelo padrão de desenho ser diferente de todo o resto que apareceu em suas versões posteriores. Mas não meus queridos ele estava lá marcando presença. Foi com o rosto de Squall Leonhart aceito por todos os gamers do mundo que Tetstuya se consagrou como "O" artista de Final Fantasy, ele também dirigiu o filme Final Fantasy: Advent Children, e então os rostos mais ocidentais tomaram conta e viraram marca registrada da franquia. Mas por enquanto eu estou falando dos nomes mais conhecidos, não é? Claro, é o que chama mais a atenção! Sempre chamou mais a atenção, o visual e o auditivo e é claro a diversão que um jogo nos proporciona. Mas peraí, estamos falando de RPG, e como todo bom RPG, se a história for besta ou muito fraca (Legend of Legaia que me desculpe...), nem música, nem arte e nem nada faz com que o jogo vingue. Então será que nós, Gamers, estamos realmente fazendo jus a equipe que faz realmente a diferença e que foi responsável pelo sucesso mundial de um dos nomes com mais importância por todas as empresas de jogos do mundo? Será mesmo que eles é que fazem o RPG da Square-Enix ser o que é? Em partes, e se formos parar para analisar em partes muito pequenas. Pois pela opinião da maioria (se bem que eu acho ficam muito dividas as opiniões) a história de Final Fantasy VII é que foi explosiva, e a do VIII também é muito bonita. Sim, daí eu pergunto. Você sabe quem é responsável pela história desses jogos? Você sabe quem é que perdeu várias noites de sono para escrever o que você jogou? Você sabe quem é que sentou numa mesa e ficou discutindo com companheiros em como fazer o maior e melhor vilão da história do mundo dos jogos? Não, aposto que você nunca ouviu falar em Hironobu Sakaguchi, Kazushigue Nojima e Yoshinori Kitasi. Eles são responsáveis por todo o mundo fantástico que você conhece, foram eles que criaram Shinra, os Reactors, LifeStream, SeeD, Sephiroth e Ultimecia. Aaaahn, se ligou agora? Engraçado né, nós nunca nos importamos com quem é realmente importante, o que é muito triste, eles estão por trás das cortinas, mas isso não quer dizer que sejam menos importante.
Hironobu Sakaguchi é simplesmente o pai de todos, diretor geral de Final Fantasy VII, ele junto com Tetsuya Nomura criaram a história do jogo, mas lógico uma coisa é você ter uma história pronta, com todos os pontos chave que você quer que tenham, outra coisa é sentar e escrever, é botar os miolos pra fritarem igual um monte de banana na frigideira. E as pessoas que mais perdem o sono para construir a alma de um produto que o tornam o que é aos olhos de todo mundo, são os menos vistos e conhecidos, o que é bem injusto se você for me perguntar. Pois como eu já disse antes, é como se fosse uma mulher, ela pode ser gostosa o quanto for, seios fartos, olhos claros, maravilhosa, mas se falar "a gente vamos" não serve para mais nada a não ser passar o pano ou lavar o meu banheiro. E tem gente que se empenha para que isso não aconteça com os jogos que tanto amamos, então vamos esquecer por um momento de Nobuo Uematsu e Tetsuya Nomura por um instante e falar de gente que faz, e faz muito por todos nós.
Hironobu Sakaguchi está na Square desde 1983, quando os jogos não eram muito famosos, nascido em 1962 (pensei que fosse beeeeeem mais velho....) ele saiu da faculdade com seu amigo Hiromichi Tanaka (também produtor de jogos da Square-Enix), depois que se instalou na Squaresoft na época ele tinha a vontade trazer os filmes para dentro do jogos, e com isso tinham que aniquilar teminhas bestas, histórinhas sem pé nem cabeça ou o simples "Vá na caverna, mate o dragão, salve a princesa e volte para receber a sua recompensa." E ele conseguiu com maestria, pois voltou nos jogos seguintes, fazendo com que cada vez mais nós gostassemos e esperássemos um novo jogo da série.
Yoshinori Kitase é um dos produtores, mas mais importante que isso, foi ele quem deu vida a todos os personagens, quem deu a personalidade de Sephiroth e Cloud, mas ele não poderia ter feito tudo aquilo sozinho, ele teve ajuda de um outro gênio que fez tudo possível. Kazushige Nojima ao lado de Kitase-San criaram o mundo que passamos horas e horas explorando. Que nos fez pular quando a história real de Cloud foi realmente revelada. Daí eu pergunto para vocês, meus queridos leitores, será que fazemos realmente jus a esses nomes que estão sempre escondidos, mas que são tão importantes como o resto todo da galera? Os modeladores são importantes também, assim como a equipe de CG, mas isso é muito visual, e o intelectual? "Bah, que nada Mario, larga a mão de falar besteira, é só dar o Press Start e pronto." Então eu te digo meu amigo, que você não merece ser chamado de gamer, ou então colocar as suas mãos em um jogo como Final Fantasy, jogue o jogo da Barbie ou do Barney que dá no mesmo. Pois estes sim, são as feras da franquia Final Fantasy, mas aí eu pergunto e as outras franquias de sucesso? Nós todos sabemos que todos os Metal Gear Solid são escritos e produzidos por Hideo Kojima, o que é bom de fato, mas acho que essa fama é só porque ele é produtor da Konami, se ele fosse um escritor somente, será que ele seria o Kojima-San? Ou será que ele teria o mesmo fim de vários gênios que têm o seu poder (porque para fazer uma história como as de Final Fantasy VII e VIII não é talento, e sim poder, um poder mágico eu diria.) fossem reconhecidos pelos seus colegas de empresa? Pois eu espero que com esse  post, todos saibam que eu sou um dos poucos que se importa com a galera escondida, pois eles sim, criam sempre a última e a melhor fantasia de todas, são eles os verdadeiros pais de Final Fantasy.

Kazushige Nojima - Escritor, roteirista e produtor de Final Fantasy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário