Gamers que estão nos acessando no mundo!

segunda-feira, 14 de março de 2011

F1 2010 The Game - PC



Coloquem seus capacetes, gamers, porque a temporada começou!!! E há muito tempo diga-se de passagem! Mas foi só agora que eu pude colocar as mãos neste jogo lançado pela Code Masters! E agora vou fazer o meu review sobre um dos mais comentados jogos de corrida da atualidade! Acho que nenhuma das modalidades de automobilismo tem mais glamour que a Formula 1, talvez a fórmula Indy que tem carros mais potentes e o dinheiro é mais investido e a máfia é mais escondida. Mas mesmo assim a Fórmula 1 continua sendo a que mais chama atenção entre os fanáticos. 

Eu sempre fui um admirador dessa modalidade e sempre gostei de jogar os jogos de Fórmula 1, claro que eu também jogava Gran Turismo que era bem divertido onde você tinha toda aquela coisa de tunar o seu carro e havia alí um certo glamour também. Depois a febre dos Need For Speed Underground 1 e 2 devido ao Velozes e Furiosos estourou nos cinemas deu ao gamer outra visão de corrida. Mas não tinha algo que todos piloto gosta de ver, a famosa bandeira quadriculada! E para me viciar mesmo no game de carro, eu sempre preferi os de Fórmula 1, com suas bilhões de versões, a que eu mais gostava era a do PS1, Formula 1 96. As que saíram pra N64 foram um desastre total. Os gráficos a física e a competitividade eram podres. Enfim, agora chegou e passou 2010 e o povo da Code Master decidiu dar um chega pra lá nos jogos de carro e dizer "Ei seus cretinos Fórmula 1 continua legal pra caramba e vamos provar!" E não podiam ter mais razão. 

Os gráficos e as disposições de câmeras tanto de fora como dentro do cockpit ou do capacete do piloto são fantásticas. O realismo é a marca registrada dessa softhouse e pudemos ver isso nos seus games Dirt e Dirt 2, em que a física é monstra e a diversão é maior ainda. E agora temos Jason Button, Sebastian Vettel e Felipe Massa para serem os nossos adversários em corridas fantásticas e difíceis (porém não impossíveis) para correr. 

O que mais me chamou atenção é que para a capacidade gráfica do jogo o seu computador não precisa ser um avião ou um foguete da Nasa para que você se divirta com o jogo em resolução total e aproveitar tudo o que o game tem para te oferecer. Com 3gb de ram e uma placa de video com 1gb de memória você pode desfrutar o jogo lindamente. E ver como o trabalho de iluminação e sombra trabalham com o asfalto o material do carro e as construções em volta da pista. 

O que houve de pecado na parte gráfica do jogo?


Eu não diria que houve um grande pecado na parte gráfica, só há claro um certo grau de ser irreal quando você esborracha o seu carro num muro de concreto e as partes que vão embora são os pneus e as asas dianteiras e traseiras, mas o resto do carro, como o bico e o cockpit ficam intactos. Mas olha, eu não to nem aí pra isso, você está? O importante é que o jogo é bom! 

O Handicap do carro é bem real. Você pode estourar o seu motor se você não maneiras nas retomadas e nas acelerações excessívas do seu carro, o pneu quando fura puxa o carro para o lado, e é muito legal como a borracha corresponde com a gravidade e a força centrífuga e centrípeta das curvas tentando sem manter inerte porém em movimento. Fizeram sim um trabalho maravilhoso.

Eu particularmente achei que o Replay podia ser um pouco melhor. Poderiam ter colocado um pouco mais de realidade na hora de mostrar a corrida, com câmeras estáticas ao invés de ter algumas que perseguem o carro, mas novamente, isso é um mero detalhe que não desvaloriza em nada o jogo, ele continua sendo perfeito. É porque eu sou cri cri com detalhes idiotas. Mas quando as câmeras são estáticas elas fazem um trabalho maravilhoso, chegam a tremer quando as máquinas passam a mil por hora em baixo ou ao lado, e isso amigo é legal pra caramba. 

A parte sonora é maravilhosa! As músicas são bem legais, principalmente o tema de início. Só que a parte musical não foi muito bem trabalhada no game, porque há cortes brutos na telinha inicial onde tem o piloto erguendo os braços para as fotos e vai mudar para animação inicial onde corta para começar novamente a mesma música. Não há um fade legal pelo menos para a gente não sentir muito que a música foi picotada para partes diferentes. O que também não gostei é que no Replay só toca uma música então se você gosta de ver o replay das suas corridas e se você é daqueles que correm a corrida toda com 63 voltas, vai ouvir a mesma música do começo ao fim do replay. E isso sim, é um saco. 

Quando aos efeitos sonoros e audio dos carros, eu não tenho nem palavras, eu acho que eu só vi um trabalho tão bem feito assim em Need For Speed Most Wanted, onde a fidelidade era 100%. A troca de marchas a redução e o barulho da caixa de marcha são incríveis. Mas o que eu notei é que independente de qual carro você esteja, eles terão o mesmo som, não há identidade de motores. E por mais que pareça os carros da Fórmula não têm o mesmo som. Os motores são diferentes, os sons podem ser parecidos, mas não são iguais, e isso foi uma coisa que eu achei que a galera da Code Masters poderia ter se empenhado mais. Maaaaaaas houve algo que eu dei graças a djá, não há playback me loop de sons de carros correndo na pista quando a corrida começa! O que no Granprix do N64 chega a ser nojento e irritante de ouvir. O que você ouvir, são os próprios carros correndo na pista, cada um do seu jeito com suas reduções e retomadas distintas. E nisso a Code Masters teve um bom senso dos deuses!!!!!

Quanto a diversão, é algo primoroso, você fica puto, e fica extremamente contente com cada ultrapassagem. Principalmente se você jogar no modo Carreira, onde você é um novo piloto que se fizer um bom trabalho na sua equipe inicial outras vão querer te contratar, mas não pense que é fácil subir não, faça um trabalho direito, impressione a imprensa e a equipe para a sua moral literalmente subir, para renovar um contrato ou ter um novo. 

Jogar corridinhas aleatórias é legal, mas o grande esquema está em você fazer a sua própria carreira, o que é o ponto cativante do jogo, eu não vou falar que em todas as equipes vocês verão os mesmo Npcs também né? Mas isso são detalhes e ainda assim é um jogo maravilhoso. 

Não pense que é só acelerar e ganhar corridas, você tem de ser inteligente e montar a estratégia de paradas para a troca de pneus, porque você é obrigado a usar dois sets de pneus numa corrida, e não vai pensando que você vai poder burlar nada porque não vai. Você será desclassificado. E falando em desclassificado, as regras das corridas são outros pontos fortes, todas as bandeiras estão lá para te avisar das titicas que você faz durante a corrida, e se você for um cretino a penalização de 10 segundos estará no seu traseiro de piloto!

A dificuldade é na medida. Como eu só jogo no teclado, não posso usar tudo o que o carro tem pra me oferecer em termos de aceleração e desempenho, por isso é bom você ter um volante com marchas e os devidos pedais e com Force Feed Back também é legal, porque aí você vai poder sentir melhor o que você está pilotando. 

Então se você está esperando alguma coisa para jogar F1 2010, saiba que se você continuar por mais alguns milésimo você se tornará um retardatário!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário